21 de outubro de 2008

MOMENTO MAIS ESPERADO DO ANO: Google libera o código-fonte do Android


O Google liberou o source code do Android. Você pode pega-lo aqui.
Note que ele será como o iPhone, isto é OS baseado em Unix. Aos devs por enquanto só será possível montar o Android em sistemas Unix-based, como Linux e o Mac OS.
Como estão as coisas com o Symbian virando open source??
Imagino que o Android será a maior revolução dos OS de smartphone. A Gizmodo faz uma das melhores análises de OS de celulares aqui.

Com isso, vou tentar projetar o futuro:

- A Nokia, que comprou o Symbian e falou que iria abrir o sistema, deve se render ao Android. Afinal, open-source por open-source, o da Google será o melhor. A empresa finlandesa só ficará puta por ter comprado o Symbian no pior momento possível, mas ainda será a maior empresa de mobile.

- As outras marcas como Motorola (que já sinalizou isso), Siemens e HTC (que fez o G1) irão aderir ao Android. Isso mesmo para celulares convencionais também.

- A RIM, do Blackberry, será cabeça dura com seu OS, assim como a Apple do iPhone e não mudarão.

- O Windows Mobile será o que vai mais perder com isso, apesar de ter, a meu ver, um OS legalzinho. A Microsoft não terá como mudar muito.

RESUMINDO: O mundo terá os iPhone, os Blackberrys, e todo o resto com o Android.

Aí teremos três opções interessantes: um mais corporativo, orientado à e-mail (Blackberry); outro mais orientado ao usuário não-corporativo, com uma grande vantagem que é o multitouch, patente da Apple (iPhone); e o Android, que será o mais compatível e versátil de todos.

Daqui há uns 2 anos vamos ver se eu vou acertar...

Um comentário:

Gui Hnz disse...

Momento mais esperado do ano?? huh???

Faltou falar que o Android será voltado para o mercado POPULAR. O que o Google quer é justamente um contra-ponto ao Iphone, possibilitar a conectividade móvel para o povo.