18 de novembro de 2008

Ocarina À Venda

Aqui há diversos modelos do instrumento mais esperado do ano: a Ocarina do Link, um clássico do Zelda.



Eu me lembro do primeiro Zelda de todos, no lendário nintendinho, com aquela melodia marcante, que era preciso para entrar no Level 6.

A aliança que eu vou querer quando me casar....

10 de novembro de 2008

As Coisas Mais Interessantes que Aconteceram no Último Mês

Segue uma lista de coisas interessantes que vi por aí no último mês:

1. Aparelho para tecnofobos que querem estar sempre online no e-mail. Só faz isso e com um belo desconto.


2. Camisa da Hello Kitty




3. Mod de um Mouse



4. Lâmpada Tétrica


5. Bala em forma de LEGO®




6. Utilidade Para um iBook Velho e Inútil.



7. Porta Lentes de Contato que Avisa Quando É Preciso Mudar


8. Gravador Multi-Pistas para iPhone


9. Relógio a Base de Pantone (É a hora azul-petróleo e o minuto verde-musgo)



10. Programação de Cocoa no Windows



11. Torradeira Geek


12. Conceito de Relógio

28 de outubro de 2008

Foi lançado o melhor add-on do Firefox


O China Channel é o melhor plug-in já inventado para o navegador. Com ele você sabe como é a vida da internet com a censura do so-called Governo Chinês. Deveria ter um destes pra tudo! Imagina a Globo com China Channel! E o disco do Rappa então? China neles!

21 de outubro de 2008

Como instalar programas (apps) no iPhone sem ter conta na AppStore

O iPhone sem o jailbreak (ou seja, ter acesso às pastas e portanto colocar programas não-oficiais ou conectar-se via ssh) é quase um apoiador de papel. Sem isso, não é possível usar o MMS, fazer o tethering (usar o telefone como modem), customizar ícones, além de muito jogos que não estão na AppStore. E pra piorar, os melhores aplicativos do iPhone não estão na AppStore.
Mas aqui eu já tenho o caminho das pedras para resolver um destes problemas.
Aqui eu já espero que você tenha feito o Jailbreak. A melhor forma de fazer isso é pelo PWNageTool ou pelo QuickPWN - que irei detalhar como se faz em outro post.
Com o iphone PWNed, você pode via Cydia instalar o AppShare e o Installous. Vamos aos passos:

1º passo: incluir o source no Cydia

No Cydia (que já estará no iPhone ao fazer o jailbreak) você clica em MANAGE e depois em SOURCES. Lá clique em EDIT e depois em ADD, e inclua o cydia.hackulo.us
Clique em CHANGES e instale dois programas nesta ordem Installous e AppShare.

2º passo: agora você vai ter que baixar os .ipa

Com AppShare você consegue buscar os programas e baixá-los via Safari. Então você escolhe um dos sources de preferência (Appulo.us Mobile ou Monkey Ball). Navegue pelas opções e escolha o programa que deseja baixar. Ao escolher o programa, no final de sua página de apresentação tem uma opção de download e dependendo há até opções de versão. Clicando na versão desejada, você tem como escolher de onde você vai baixar (rapidshare, netshare, megaupload, etc...).

3º passo: instalar o programaFazendo o download, vá ao Installous e instale os programas que você baixou.

Voilá!

MOMENTO MAIS ESPERADO DO ANO: Google libera o código-fonte do Android


O Google liberou o source code do Android. Você pode pega-lo aqui.
Note que ele será como o iPhone, isto é OS baseado em Unix. Aos devs por enquanto só será possível montar o Android em sistemas Unix-based, como Linux e o Mac OS.
Como estão as coisas com o Symbian virando open source??
Imagino que o Android será a maior revolução dos OS de smartphone. A Gizmodo faz uma das melhores análises de OS de celulares aqui.

Com isso, vou tentar projetar o futuro:

- A Nokia, que comprou o Symbian e falou que iria abrir o sistema, deve se render ao Android. Afinal, open-source por open-source, o da Google será o melhor. A empresa finlandesa só ficará puta por ter comprado o Symbian no pior momento possível, mas ainda será a maior empresa de mobile.

- As outras marcas como Motorola (que já sinalizou isso), Siemens e HTC (que fez o G1) irão aderir ao Android. Isso mesmo para celulares convencionais também.

- A RIM, do Blackberry, será cabeça dura com seu OS, assim como a Apple do iPhone e não mudarão.

- O Windows Mobile será o que vai mais perder com isso, apesar de ter, a meu ver, um OS legalzinho. A Microsoft não terá como mudar muito.

RESUMINDO: O mundo terá os iPhone, os Blackberrys, e todo o resto com o Android.

Aí teremos três opções interessantes: um mais corporativo, orientado à e-mail (Blackberry); outro mais orientado ao usuário não-corporativo, com uma grande vantagem que é o multitouch, patente da Apple (iPhone); e o Android, que será o mais compatível e versátil de todos.

Daqui há uns 2 anos vamos ver se eu vou acertar...

17 de outubro de 2008

Meu próximo computador deve ser este...



Algumas coisas me chamaram atenção no lançamento da nova linha de MacBooks. Cada vez mais, mesmo para os que ainda preferem o Windows, acho que os MacBooks são de longe a melhor opção de notebooks. Agora a vamos aos fatos:

• A Apple pode lançar uma pedra para vender que você vai ficar com vontade de comprá-la. Por isso temos que ter cuidado.

• Em termos de design, é o mais bonito, distante do 2º colocado.

• Tem uma grande inovação que é o trackpad, bem maior, de vidro e com vários controles, até com 4 dedos para acionar o Exposè ou o famoso ctrl-TAB. Notem que ele não tem botão visível, mas qualquer lugar pode ser pressionado, ganhando assim muito mais espaço. Vejam o vídeo:



• O Steve Jobs teve senso de humor ao falar da saúde dele:
c

• O grande problema dos novos MacBooks é a falta de uma entrada firewire 400. Só tem o firewire 800 e no MacBook Pro, pois no MacBook nem isso tem - só o USB 2. HDs, filmadoras, interfaces de áudio e muitos outros devices usam o firewire 400. Eu particularmente tenho um HD e uma interface de áudio que eu uso constantemente. Agora, o que deu na cabeça do Steve Jobs pra tirar o firewire 400??

• O Steve Jobs, como falaram por aí, já está pensando no futuro da Apple, colocando outras pessoas no circuito, mostrando que a Apple não é só ele próprio, mas muitos outros. Daqui a pouco ele se aposenta.

• No resto, parece-me convincentemente poderoso, mas ainda com o preço salgado. Mesmo assim, comparando com o que tem no mercado, acho que não tem nenhuma outra opção tão boa.

• A história do case em uma peça única, o alumínio e o resto de blá blá blá, é só pra enrolar a gente. O Gizmodo tem a melhor review que eu vi, pode entrar aqui.

Softwares de Música 1: Reason - Propellerheads


Sempre me perguntam sobre programas para se fazer música no computador, e há muitos que cobrem várias partes da produção. Por isso vou fazer uma série de post falando sobre os programas e uma breve passada por eles para explicar como funcionam para que aquele que se interessar poder se informar melhor.
O Reason é um programa que eu gosto muito, tanto pela versatilidade quanto pela interface. E ainda tem uma quantidade enorme de Refills, com muitos, muitos bancos de som.
O programa já está na sua 4ª versão, e que teve uma grande mudança em relação às versões anteriores. Feito na Suécia, ele tem uma interface muito parecida com a vida real, e você pode até mexer nos cabos para configurar da maneira que preferir os periféricos.
Ele é composto de 2 partes, que eu chamaria de rack e de seqüenciador. À grosso modo, rack é onde você pode colocar e arranjar os instrumentos, e o seqüenciador é onde você controla o que os instrumentos tocarão.
Este é o rack:
















E este é o seqüenciador:













Ao abrir o arquivo, você pode ter um rack vazio ou usar um template. Então você pode inserir quantos devices você quiser. Segue uma breve lista das opções:

Instrumentos Virtuais:

- Subtractor:
É um sintetizador (para quem não sabe, o sintetizador é um instrumento que combina osciladores, filtros e outros efeitos para criar timbres) cuja síntese é feita por subtração (daí vem o nome). É excelente, principalmente sabendo usar o Envelope e os filtros.
- Thor: É outro sintetizador, introduzindo apenas neste versão, e com uma poderosa combinação de osciladores e filtros. É muito, muito bom - ainda mais conhecendo cada uma de suas configurações.
- Malström: Mais um sintetizador, mas este tem a síntese por granulação, que tem um som muito peculiar. É o instrumento que eu menos gosto. Tem que ser usado com cuidado.
- NN19: Agora vamos ver os samplers (para quem não sabe o que é um sampler ['amostrador'], é um aparelho que toca amostras de som). Geralmente em wav ou aiff. Para cada nota do teclado você pode endereçar um arquivo, ou usar um arquivo em uma tecla e transpô-lo para outros tons usando a mesma amostra. Assim é possível simular instrumentos utilizando o próprio som deles. Se você gravar, por exemplo, nota a nota de um piano, você pode ter o som deste teclado. O NN19 é o mais simples de todos que o Reason tem, e é leve e interessante.
- NNXT: Outro sampler, mas completo, com funções extras para gerenciar as amostras. É um dos aparelhos que eu mais costumo usar.
- Dr. REX: Este é um aparelho que toca loops. Só aceita loops no formato .rx2, que podem ser criados no Recycle, outro programa da Propellerheads. O .rx2 é um arquivo que corta o loop em vários pedaços, assim é possível alterar o andamento (principalmente mais rápido) usando o algoritmo menos danoso ao som original. Ele tem também controle de som. Eu gosto de usar da seguinte maneira: pegar um loop de bateria e tirar os pedaços de bumbo e caixa e substituir com o Hi Hat. Os loops tem sempre aquele tempero que dá um trabalhão para recriar no computador.
- Redrum: é uma bateria eletrônica que é muito simples e poderosa. Você pode sequenciar cada trecho ou usar os patterns. Ela funciona exatamente como uma bateria normal, e ela não sintetiza sons, e sim uma amostras (samples) para cada peça. Eu costuma a criar patterns e para viradas, e as viradas eu escrevo no seqüenciador. É útil também para outras coisas.
EFEITOS: Delay, Chorus/Flanger, 2 Distorções, 2 Reverbs, Phaser, Unison, Vocoder, Compressor, Equalizador e ainda uma combinação de aparelhos para a masterização.

OUTROS:
- Duas mesas, uma com 14 canais e outra com 6.
- Combinator, que combina timbres de diferentes instrumentos e efeitos.
- Spider: que divide ou mescla sons.
- Matrix Pattern Sequencer: é um sequenciador na forma de um instrumento. Acho interessante usar com CV, que é, como vou dizer?, uma forma de usar parâmetros de outros devices para ditar os parâmetros do que será seqüenciado.
- Arpeggiator - Monta arpejos, interessante mas não dá pra usar muito.
- ReBirth - é o programa do qual o Reason foi originado. Ele utiliza a mesma idéia do Reason utilizando clássicos como o TB303 e o TR808 e o 909.

No sequenciador você pode criar quantas faixas te interessar e vinculá-las a qualquer um dos devices, podendo escrever no Piano Roll, tocar com um controlador (teclado, por exemplo), ou mesmo sequenciar patterns de bateria.
Nesta nova versão você pode alterar andamento, compasso, etc..
Você ainda tem um outro feature que é o ReGroove, que você pode associá-lo com faixas do sequenciador com alguns preset que tiram a dureza de uma bateria eletrônica.
Se você pressiona TAB, é possível ver como os instrumentos estão ligados. Assim você pode fazer diferentes combinações, como jogar uma peça da bateria no ReDrum para um canal exclusivo da mesa de som.



O programa ainda tem uma enorme quantidade de Refills, que são bancos de som, além dos dois que já vem com ele, o Factory Sound Bank e o Orkester, o primeiro com sons gerais e o segundo com timbres sinfônicos.
Um Refill obrigatório é o Abbey Road Keyboards, que dispensa apresentações.

Não é possível fazer gravações com este programa, mas existe o modo ReWire que combinado com o Pro Tools, por exemplo, o completa de forma considerável.

O Reason é um programa tanto para quem toca ao vivo (talvez o melhor pra tocar ao vivo) como para gravação. É difícil alguém que trabalha com produção que não conheça este programa, mas quem quer começar é uma boa opção. Tem pra Windows e pra Mac.

13 de outubro de 2008

O envelopão diz que chegou e-mail

Este aparelho conecta-se ao computador via USB e acende ao chegar um e-mail. Assim não há como negligenciar novos e-mails.

Via: Crunch Gear

PES/Winning Eleven 2009



O famoso Winning Eleven (PES para os europeus) é uma das maiores coqueluches dos videogames atualmente, especialmente no Brasil. A Konami anunciou que o jogo manterá as mesmas características da versão anterior, que mudou radicalmente o modo de jogo - especialmente por causa do Wii.
Eu tenho o do Wii por isso conheço bem, e dentre as pessoas que eu conheço, sou o único que sabe jogar direito. Por isso não consigo ninguém que jogue comigo, e todos que jogam não tem a menor paciência de aprender a jogar. E ninguém gosta do jogo. Eu, pelo contrário, acho muito melhor do que o antigo, e devo ser um dos poucos que estão satisfeitos com a decisão da Konami, e espero que assim as pessoas aprendam a jogar este jogo.
Aqui vemos que o novo "garoto propaganda" do jogo é o Lionel Messi. Bela escolha!

Rode o Windows Mobile no seu iPhone

O norueguês Erik Kristiansen faz rodar com um método similar ao do Boot Camp o Windows Mobile no Iphone.
o ligar o aparelho aparecem os dois logos para que seja escolhido o sistema de sua preferência.

Como criar ringtones pro iPhone

A Apple às vezes faz coisas irr-rr-ri-tan-tt-ttesss...
Uma delas é como ele gerenciam os ringtones pro iPhone.
Não sei se é por mitivos de lei ou se é realmente para ganhar mais que eles criam um arquivo especifico no iTunes music Store, para ser usado como ringtone.
Mas não se preocupe que eu tenho a solução para os teus problemas.
Você tem que transformar uma música em m4r e o trecho tem que ter no máximo 30 segundo.
Portanto você deve ter a música no teu iTunes, e seguir os passos abaixo:

1- Reduza para 30 segundos ou menos:

selecione a música e pressione command-I ou vá em File>Get Info ou então clique com o botão da direita e escolha o Get Info.
Escolha a aba Options e marque o checkbox do Stop time para 30 segundos. Ou 29 segundos para dar uma margem de segurança. Na verdade o trecho tem que ter 30 segundo, mas você não precisa necessariamente escolher os 30 primeiros segundos. Pode ser os finais, do meio, ou seja, qualquer trecho. É só acertar o Start time e o Stop Time, ajustando para os 30 segundos.


2- converter a música para AAC (se ela já estiver em AAC, pule este passo):

Clique em iTunes > Preferences e na aba Importing, lá selecione o formato AAC.


Logo em seguida selecione a faixa na sua Library e pressione command-I ou vá em Advanced e escolha Convert Selection to AAC.
3- converta pra m4r

Arraste a música para uma pasta ou para seu desktop e clique command-I ou clique com o botão direito e vá em Get Info.
Vá em Name & Extension e substitua o .m4a por .m4r . Aparecerá um aviso perguntando se é para usar o .m4a ou .m4r e você escohel o .m4r


Voilà! Arraste para seu iTunes e sincronize o ringtone com o iPhone.

Parece difícil mas é muito simples...

12 de outubro de 2008

Compactar de imagens ficou fácil

O Yahoo! lançou um serviço chamado Smush It, que reduz drasticamente o tamanho das suas imagens, sem perder a qualidade.
Você sobe quantas imagens quiser, ou coloca os links onde elas estão, e o site devolve um ZIP com todas elas otimizadas. Tem ainda um complemento para o FireFox, para facilitar seu uso na web.
Com certeza vai facilitar a vida de muita gente.

Primeiras Imagens do Satélite do Googlw

No início de setembro foi lançado o satélite GeoEye-1, patrocinado pelo Google. As primeiras imagens começaram a chegar. Quero ver o Google Maps atualizado em breve!

8 de outubro de 2008

YouTube em HD!

Utilizando quatro players do YouTube ao mesmo tempo, o site Mr. Doob fez uma montagem muito legal para ver um vídeo no YouTube em HD.
Um jeito diferente e interessante de assistir vídeos do YouTube.
Alguns sites de vídeo do mercado ocultam a barra de controle enquanto estão passando o vídeo. Acho que seria uma opção mais viável!

Алявущка (alavushca!)


... a geek way to drink a beer...

(tem que ser meio nerd para entender a piada)

PRO TOOLS 8


A Digidesign lançou mais nova versão do Pro Tools. Parece que é um grande salto, como o que foi da versão 5 para 6. E parece que ele está querendo ser o Logic.
Em breve falarei sobre os programas relacionados à música.

Teclado à moda antiga para achar que estamos no Renascimento




Via Steampunk

7 de outubro de 2008

Como burlar o bafômetro!

Essa é uma pergunta que gerou bastante história inventada nos últimos meses de Lei Seca no Brasil. E na onda do bafômetro surgiu o bafômetro para o Gmail!
Sabe quando você bebeu umas a mais, chega em casa, e resolve mandar aquele email que você não tinha coragem? Seja para o chefe, a ficante, a ex, mandar um email nestas condições pode não ser a melhor idéia, e para isso surgiu o "Mail Goggles".

Com esse add-on desenvolvido pelo Google Labs você estipula alguns horários e dias da semana para o bafômetro ser ativado, e na hora que vai enviar um email se depara com um teste desse:


Você tem 60 segundos para responder um quiz matemático, que você configura a dificuldade. Pronto, problema resolvido.

Dica do Gui Hnz

2 de outubro de 2008

Pequenas formas para confundir as pessoas...


Pelo Instructable você pode aprender como fazer uma prateleira de ponta cabeça que segura livros...

1 de outubro de 2008

Navegue na Internet de JANEIRO DE 2001!

O Google comemorou seus 10 anos de idade com uma iniciativa incrível!
Disponibilizou seu site com o index mais antigo que eles tem guardado, de janeiro de 2001. Você faz as buscas e entra nas páginas do cache do Google desta data.
É quase uma viagem de volta no tempo!

Busque aqui.

Há só 7 anos atrás:
- Nokia mostrava seus mais avançados celulares!
- Nintendo apresentava suas novidades!
- Dell anunciava o novíssimo Latitude C400, Pentium III de 1.20Ghz
- CNN em Dezembro, em plena "Guerra contra o Terrorismo"
- ICQ era a maior comunidade online de comunicação do mundo!
- Windows lançava o XP
- Apple mostrava seu iPod que carrega 1000 músicas!
- Fiat e seu novo Palio.
- UOL noticiava a morte de George Harrison.

Nostálgico?
Qual outro link legal você achou??

iPhone X Chuchu

Tudo bem que não sou muuuito fã do iPhone, mas agora aplearam.
Eu prefiro muito mais o iPhone!

Fonte: Ramalho Blog

30 de setembro de 2008

Medindo o Mundo

Quantas pessoas nasceram hoje? E quantas morreram? E no ano inteiro?
Quantos carros foram produzidos esse ano?
Quantos hectares de floresta foram perdidos esse ano?
Quantas pessoas estão com fome atualmente?

Todas essas estatísticas em tempo real, aqui!

Encontrando o SAC de qualquer empresa

Um sitezinho útil!
Quer encontrar o SAC de alguma empresa ou produto?
www.buscasac.com

Kit de mesa de escritório

Li na revista ResultsOn sobre um produto bem legal para colocar na mesa do seu trabalho: o Micro Manager.
Você coloca o "chefinho" na mesa, carregando cartazes interessantíssimos, como "Em deadlines: ontem é o novo amanhã" ou então "Agora faça do meu jeito."
Bom para quem tem um chefe desses, só não me responsabilizo por eventuais demissões!

E enquanto via o Micro Manager no Amazon, encontrei um pior ainda: o Mini Office Voodoo Kit
Esse é macabro! Pode arrumar inimizades e gerar medo nos colegas!

São opções melhores do que os calendários de brinde que você ganhou.

prato para quem gosta de comer em pé...


Isso que é uma pequena idéia que é inconcebível como ninguém tenha tido antes.
Se alguém for se casar ou dar uma festa, eis algo obrigatório!

29 de setembro de 2008

TIM deixou na mão

Esse final de semana a TIM me deixou na mão.
Claro que a conexão 3G ainda não é nada perto de estável em São Paulo, e neste final de semana, durante o festival About Us, com os shows de Ben Harper e Dave Matthew´s Band, não me deixou fazer uma transmissão ao vivo usando o Qik.
Imagino que a rede no local devia estar um pouco congestionada (23 mil pessoas juntas e ainda em um bairro de pouca concentração de uso de celulares, imagino..), mas mesmo assim, fiquei na mão, e não pude transmitir um grande show ao vivo, que era algo que estava com vontade de fazer há algum tempo.

Vamos tentar novamente no próximo.

26 de setembro de 2008

USB Hub para pessoas descoladas


Este é um belo hub com 4 portas para usb. Pode-se comprar aqui.

25 de setembro de 2008

... aproveitando a deixa...


... vou defender o iPhone.
Tenho um e não consigo me ver com outro celular. Não que eu não goste de outros. Pelo contrário, o N series da NOKIA, por exemplo, é muito bom e eu facilmente teria um deles.
Mas voltando ao iPhone, realmente há os problemas apontados pelo Freitas no post passado, mas muitos deles são reparados com alguns programas, e outros não são nada demais. Eu sei que o iPhone tem problemas, ele tem, como todos os outros smartphone, mas eu acho que ele é, senão o mais, um dos que tem maiores benefícios a oferecer. Tanto pela interface, que é a melhor que tem de longe, com uma facilidade incrível e intuitiva para se fazer o que quiser (vamos ver o Android), sem contar a qualidade da visualização, a utilização inteligente e eficiente do acelerômetro, e o design imbatível. E há um outro grande trunfo que o próprio Android e o Symbian parecem que vão copiar que é a App Store - que além de incentivar os devs, provém ao usuário um lugar onde reune todos os programas (oficiais) para a plataforma.
Agora para ver antes de comprar um novo celular, temos que pesar estas coisas para ver qual é o melhor para você. Não há uma escolha unânime, e sim a que melhor se adapta ao seu uso!

22 de setembro de 2008

iPhone 3G - O que tem, e o que não tem

Coincidentemente dentro de 1 hora eu li duas notas sobre o iPhone 3G que me chamaram a atenção. As duas destacam alguns pontos do iPhone que costumam ser deixados de lado pelos "Applefanboys".

Não sou nenhum fã do iPhone ou da Apple. Pelo contrário.
Acho o design de todos os produtos extremamente bem feitos e inovadores, mas quando se fala em hardware, já não tenho a mesma admiração.

O iPhone é uma grande moda, e isso ninguém nega. É cool ter um desses no bolso, e sacar na frente dos amigos ou até clientes. O que tem de publicitário com esse aparelhinho é brincadeira!
Pontos fortes ele tem, é inegável! Acredito (mesmo com pouco uso) que sua navegação supera a de qualquer outro celular do mercado, tanto a navegação do aparelho através do touch screen, como a da internet.
Mas quando vamos analisar friamente o aparelho, encontra-se isso:


Sim! O Blog do iPhone colocou essa imagem que ilustra bem o que estou falando.

A outra nota que li, foi na revista Connect (Ano 3, nº 34, pg. 33), que sem o humor da figura acima, citou algumas coisas técnicas que me impressionaram faltar no iPhone 3G, e me deram mais confiança de que o N95 ainda é muito melhor e completo.

- Não tem HSPA+, um padrão 3G que permite velocidades de até 7,2 Mpbs adotado em várias redes do mundo, inclusive no Brasil
- Não tem comando de voz
- Não grava video
- Não tem MMS
- Bluetooth limitado: não tem A2DP (transmissão de som estéreo) e nem transmite dados entre outros equipamentos. (apenas com instalação de software)
- Camera de somente 2Mpxls
- Memória não expansível (apesar de generosa: 8 ou 16GB)

Enfim, me pergunto porque tanto alarde com um aparelho que apesar de ótimo, não chega perto de outros disponíveis no mercado.

Agora pergunto: por que você comprou o seu?

Controle o Wi-fi do seu Symbian

Já usei por algum tempo dois programas que gerenciam conexões wi-fi no Symbian: Handy Wi e WeFi.
Fico com o segundo.
O WeFi é prático e funciona perfeitamente. Funciona no background e quando é necessário se conectar, pode ir diretamente para conexões que você já selecionou para serem usadas automaticamente.
Fácil, prático e funcional.
Baixe aqui. (diretamente do site oficial)

19 de setembro de 2008

Novo anúncio da Microsoft



Agora sim um anúncio mais interessante...

18 de setembro de 2008

O que a Microsoft esta querendo se tornar?



Já viram o anúncio da Microsoft do Bill Gates com o Jerry Seinfield??


E este?



Estes são os anúncios que a Microsoft está fazendo para tirar um pouco da sua fama de ser sem graça.
Eu, particularmente, gostei dos anúncios. Jerry Seinfield é engraçado até sem fazer nada. Entretanto, não ser se o anúncio está servindo para tirar a cara sisuda da Microsoft.
Não é porque eu sou um usuário da Apple, mas o I'm a Mac é mais divertido e vai direto ao ponto.
O que vocês acharam?

16 de setembro de 2008

Botando o usuário pra trabalhar!

O Google, que de besta não tem nada, aproveitou que nós gostamos deles e lançou um joguinho incrível! Pra eles, claro.
Se trata do Google Image Labeler.
O jogo é simples, você se conecta e um outro usuário qualquer é colocado para jogar com você. Aparece uma imagem na tela e você vai dando labels pra ela, até que os dois jogadores acertem um mesmo label. Neste momento, é computado uma quantidade de pontos, que varia de acordo com a precisão da descrição. Suponho que palavras mais genéricas (que aparecem em mais labels) valem menos.

O pior é que achei divertido! Olha eu ali no ranking do dia!



E aí, você consegue chegar nos pontos do campeão?
Quantos você tem?

Como usar a internet do Iphone no seu computador



Ensiar-lhes-ei como fazer um tethering iPhone/computador, i.e., usar a internet do iPhone com no seu computador. Só contarei como fazer isso no Mac OSX, pois no Windows acho que tem que usar um programa como o Putty. Vou fazer no meu MacBook Pro...
1º passo - crie uma rede interna entre o seu computador e o iPhone
clique na barra superior à direita no simbolo do Wi-fi e escolha "Create Network"



2º passo - encontre esta rede no iPhone
vá no Settings, e encontre a rede que você criou. Anote o seu IP, para isso é só clicar na seta azul ao lado da rede que você está conectado. Vamos supor que nosso IP é 169.254.176.67.

3º passo - habilite o localhost via ssh
abra uma shell do terminal (vá no Applications/Utilities que o Terminal está lá)
logo em seguida, escreva: ssh -ND 9999 root@169.254.176.67
se for a primeira vez que você estiver fazendo isso, será feita uma pergunta - responda yes sem receios. 
pedirá a senha que é alpine
Aperte enter e deixe a janela aberta

4º passo - configure o servidor proxy
vá ao System Preferences e vá em Network, clique em Advanced
escolha a aba Proxies e selecione a checkbox SOCKS Proxy e no proxies server coloque:
localhost
e no port:
9999
Abra o Safari e voilà! internet do iPhone no seu computador.
Há um programa, o iPhone Modem, que faz isso, e pode ser baixado no Cydia. É pago, custa $9.99, e pode automatizar o processo que, pode parecer complicado agora, mas no dia-a-dia é feito com tranquilidade.

13 de setembro de 2008

Um Kindle que pode dar certo

O Kindle, lançado pela Amazon, não causou muito interesse pelo público. Quem vai querer aquele trambolho?
Porém, há uma expectativa de sair este e-reader da Plastic Logic, utilizando a mesma tecnologia de e-ink do Kindle (e do Sony Reader), mas é flexível (não dobrável) com uma página maior que o Kindle, mas quase a metade do peso. As expectativas de lançamento são para o primeiro semestre de 2009, e esperamos que a versão colorida venha logo!

T9 Nav - Um Google Desktop para seu celular

Já li algumas vezes sobre este programa, mas nunca havia testado.
Ontem instalei no meu N95 e hoje mesmo já posso garantir sua utilidade.

O T9 Nav é um programa que facilita a busca por qualquer ítem de seu celular, diretamente através do nome escrito com a tecnologia T9. Em outras palavras, você digita o nome do programa, bookmark, contato, música ou qualquer coisa que tenha em seu celular, como se estivesse escrevendo uma mensagem de texto com a escrita inteligente, e pronto, enquanto escreve o T9 já localiza tudo que contenha as letras inseridas.

Veja a demonstração do software aqui.

Para quem instala vários programas, e os atalhos convencionais do telefone não são suficientes, ou mesmo para quem não gosta de ficar entrando em menus atrás de alguma funcionalidade, o T9 faz um excelente trabalho.



O programa é pago, mas está com uma versão de trial até o dia 31 de outubro. Instale no seu Symbian e teste.
Eu vou comprar o meu.

12 de setembro de 2008

Baterias que recarregam em segundos


OK. Não me aguentei e resolvi falar sobre o assunto bateria.
Há uma pesquisa no MIT em que os cientistas de lá querem substituir as nossas tradicionais baterias (que "armazenam" a energia por reações químicas) por um novo tipo de bateria.
Esta nova bateria não vai durar muito mais que a antiga, pelo contrário, ela dura até menos do que as nossas baterias (comparando-se o tamanho).
Entretanto o que os cientistas do MIT pretendem introduzir é uma bateria que funciona como um capacitor, e para superar o problema do tamanho, e ter uma bateria num tamanho compatível a que temos hoje, estão utilizando filamentos de nanotube (como traduziria isso? nanoválvulas?) para aumentar a área da superfície do capacitor e consequentemente aumentar a capacidade de armazenamento.
RESUMO: se esta bateria vingar teremos baterias exatamente como as que temos hoje, mas que carregam em poucos segundos, além de ter um tempo de vida infinitamente maior.

Aqui você pode ver um wiki sobre esta pesquisa, e aqui um artigo interessante do Science Central.

A Tecnologia e a Bateria

Já discuti com o Raphael à respeito disso.
Com as novas tecnologias, acredito que um dos principais pontos fracos que encontramos nos gadgets e produtos eletrônicos está na bateria.
Um celular usando Wi-fi ou GPS vê sua bateria esvaziando rapidamente, um notebook tem suas baterias que duram até umas 4 horas no máximo, que não são suficientes para, por exemplo, uma sequência de aulas depois de uma reunião de trabalho.
Outro dia um amigo estava lotando seu notebook de filmes porque iria viajar de avião por 12 horas. De que adianta quando você pode ver somente 1 filme? (ou talvez nem isso)

Esse é um assunto que merece destaque quando uma empresa como a HP lança seu novo notebook, o EliteBook 6930p, que, dizem as más línguas, terá uma bateria que dura 24 horas (sim, 24 HORAS) de uso direto.



Se é verdade, ainda não se sabe ao certo, mas se tiver metade disso já será um grande avanço! Eu queria uma dessa.
E o seu celular? Dura quanto tempo?
E seu notebook?

9 de setembro de 2008

Como instalar programas sem certificado no Symbian

Se você gosta de instalar novos programas no seu celular Nokia, ou outros com o sistema operacional Symbian, já deve ter se deparado com um erro de certificado, que impediu a instalação daquele programa que você achou ótimo.
Esse é um problema recorrente e um tanto quanto incômodo do Symbian, mas existe uma forma simples de conseguir o certificado para muitos programas (não todos).
O SymbianSigned permite que se adquira o certificado para programas de alguns desenvolvedores, então sempre que não conseguir instalar algum, passe lá e siga os passos:
1) Acesse a área de Open Signed Online do SymbianSigned
2) Coloque o número do IMEI do seu telefone (digite *#06# para saber o seu, ou olhe atrás da bateria)
3) Coloque um email válido, pois é nele que você receberá o programa liberado
4) Selecione o arquivo que quer certificar
5) Selecione o que o aplicativo pode ter acesso em seu celular (eu sempre coloco todos, para evitar problemas)
6) Digite o código de segurança, aceite o termo legal e clique em SEND.

Pronto! Se tudo correr bem, e o aplicativo for aceito, você receberá a versão certificada para seu aparelho, diretamente em seu email. (olhe o SPAM de seu email)
Se não chegar o email, tente com um diferente. Muitas pessoas tem esse problema.

Boa sorte!

Google lança seu satélite

Novo satélite comercial, que produzirá imagens da Terra para Google Earth e Google Maps, foi lançado no último final de semana.
O aparelho foi colocado em órbita pelo foguete Delta II, com a marca GeoEye ao lado do logotipo do Google, na véspera do aniversário de dez anos do portal de buscas.
O GeoEye-1 é capaz de disparar, simultaneamente, imagens em preto e branco de 41 centímetros e imagens coloridas de 1,65 metro.

Eu continuo com a teoria de que o Google vai dominar o mundo.
O que o Google faz, que não é bom?

Fonte: CCSP

7 de setembro de 2008

PHP Apache MySQL no Mac (MAMP)


Descobri um programa que instala de uma vez o PHP5, o servidor Apache, e o MySQL no Mac. É o MAMP que tem a versão free para criar uma hospedagem local, e o Pro para hospedar na internet. Bom, mas você vai me falar - porra, mas os sistemas que vem do Unix já não tem isso?? - Fora o MySQL, todos tem, mas como o MAMP ele habilita toda a usabilidade do PHP, e ainda fornece uma interface via o próprio browser como MySQL, além de um widget pro dashboard. É muito bom! Só tem uma coisa, para acessar o MySQL de uma página PHP, deve ser utilizado a seguinte sintaxe para idenficar o host e o login: mysql_connect(':/Applications/MAMP/tmp/mysql/mysql.sock', 'root', 'root'); senão ele não conecta! Tentei o localhost mas não rolou.
E pelo System Preferences você ainda consegue colocar uma página para ser hospedade na rede local.

Vale a pena conferir...