20 de agosto de 2008

Eu, guitarrista de verdade

Há algumas semanas um amigo trouxe o Rock Band na mala. Quer dizer, trouxe a caixa toda lá dos EUA, mega trampo, mas isso é outra história. O Rock Band é um Guitar Hero com outros intrumentos. De fábrica vêm a guitarra, a bateria e o microfone (devidamente encostado pela falta de cantores talentosos na turma). Eu, que nunca fui muito viciado em games, simplesmente me apaixonei. Que coisa mais divertida!


A grande sacada do jogo é que você realmente se sente um rock star, mesmo que esteja "tocando" apenas 3 ridículas notas de um solo dificílimo do Satriani. Assim como a maior parte dos jogos de Wii, o Rock Band é o mais puro entretenimento para toda família. Isso se você assim desejar, porque tocar "Run to the Hills" na dificuldade hard já requer algumas horas de "ensaio" a mais. Qualquer outra música no expert é para pouquíssimos.

Normalmente o universo de games costuma ser guiado pela tecnologia. Principalmente pelo hardware, mas também pelo desenvolvimento de tecnologias 3D. O Wii mudou um pouco esta regra, com jogos bem mais simples graficamente a diversão foi parar na jogabilidade. Grande parte da culpa é do Wii Remote. Porém, o Rock Band e o Guitar Hero nada têm de avanço tecnológico, muito pelo contrário. Quem não lembra das máquinas de dança nos fliperamas? O princípio é o mesmo, totalmente anos 90. As "notas" (ou botões coloridos, como preferir) aparecem na tela e você têm que apertar o botão correspondente no momento certo. O console também não precisa ser grande coisa, tanto que o Guitar Hero saiu ao mesmo tempo para PS3 e PS2, exatamente o mesmo jogo.

Outro dia, com este mesmo entusiasmo, eu falei sobre o Rock Band em uma mesa de bar. Um músico, infeliz, mal-humarado e já um pouco bêbado, me esperou terminar de contar e falou "que bosta, por que não toca um instrumento de verdade? É assim que nossos filhos vão aprender a tocar violão?". E eu, lembrando de como foi minha primeira aula de piano, aos dez anos de idade, quando a professora D. Neida me deu uma flauta e me ensinou a tocar "bem-te-vi, bem-te-vi, vem aqui que eu já te vi", pensei... GÊNIO! Como seria divertido aprender a tocar qualquer instrumento jogando Rock Band.

E com isso em mente eu voltei a jogar o RB mais algumas vezes. É claro que o jogo não te ensina a tocar nenhum instrumento, mas que quem já tocou guitarra alguma vez na vida leva uma boa vantagem isso não há como negar. Afinal, a habilidade técnica das mãos e dedos e o tempo, são as bases tanto para o jogo como para o músico.

Não sei se meus filhos vão ter a sorte de se livrar do bem-te-vi e ir direto para um "Enter Sandman" no nível easy e ainda assim aprender a tocar guitarra de verdade. Mas se isso acontecer eu vou pra escolinha com eles, assim eu volto às minhas aulas de piano, violão, guitarra, saxofone, gaita...

4 comentários:

Raphael Casson disse...

é um instrumento pra preguiçosos né?
Mas tá valendo!

Freitas disse...

hahaha
Acho que eu conheço o músico ofendido.
Mas eu concordo que as crianças podem começar a preferir o Rock Band a aprender um instrumento de verdade. Será o fim da música??? haha
Belo entretenimento! Não vejo a hora de um amigo meu ter o dele.

maneco disse...

é cassid, compra logo!

Gui Hnz disse...

O músico na história não é o casson. Mas poderia ser... :D