19 de agosto de 2008

Mobile and Live

Que é possível fazer transmissões ao vivo pela internet, todos já sabem. Sites como o BlogTV e o Yahoo! Live permitem isso com uma simples webcam, e uma boa conexão. Mas ainda assim, o que queremos é tudo no celular, certo?
 
O Qik resolve.
 
Você instala um pequeno software no seu celular, se cadastra e basta abrir o programa e apertar STREAM para começar sua transmissão ao vivo para o mundo todo.
Já venho usando o Qik há algum tempo, e realmente é um serviço muito bom! Tão bom que a revista inglesa Variety tem seu profile, e já usou o Nokia N95 equipado com o Qik para entrevistar o Woody Allen de uma maneira bem informal em um almoço no Festival de Cannes.



A possibilidade de se entrevistar artistas com simplesmente um celular é muito interessante. Nada de microfones, câmeras, mesa, luz, formalidades. Simplesmente um celular apontando para ele. O resultado deve ser bem diferente de uma coletiva de imprensa.
 
Pelo programa você pode configurar qual conexão deseja usar (3G, Wi-Fi..) e a qualidade do vídeo. Quando uso meu pacote de dados, opto por uma qualidade baixa, evitando delay e consumo excessivo de dados. Se tenho uma rede wi-fi para usar, aí coloco na melhor qualidade.
Enquanto você transmite seu vídeo, os usuários que assistem podem iniciar um chat, que é transmitido na tela do celular, enquanto se filma. Além de você transmitir, ainda pode interagir com seu público.
Eu poderia “invadir” a entrevista do Woody Allen fazendo perguntas!
 
Um serviço semelhante é o Flixwagon, mas achei sua usabilidade, tanto no site, quanto no celular, bem inferiores.
 
Um outro ponto interessante é a questão dos direitos de imagem. Outro dia fui na pré-estréia do Batman, e na entrada o segurança me perguntou se eu estava com máquina fotográfica ou filmadora. Eu só estava com meu celular, o N95, com máquina fotográfica e filmadora, obviamente, e mais do que isso, com um furgão da Globo que me permite transmitir o filme todo na internet, ao vivo: Qik

Um comentário:

Raphael Casson disse...

Vou testar! Baixei no celular mas ainda não testei...