20 de agosto de 2008

Serviços Nokia I

Tenho sido um entusiasta dos serviços da Nokia.
Poucas pessoas sabem, mas a Nokia oferece muitos serviços para seus celulares, e o mais estranho é que tanto benefício não é divulgado.
Eu não sabia, ao comprar meu N95, que eu teria no pacote os softwares e serviços que a Nokia disponibiliza. Mas não é minha culpa.
Além de não divulgar, a Nokia também tem o hábito de regionalizar a disponibilidade dos programas. Alguns você encontra no Nokia Europe, outros no site do Brasil mesmo, e por aí vai.
Vou começar a postar aqui alguns dos programas e serviços que mais se destacam, começando por um que logo me tornei fã: Nokia SportsTracker

Esse programa funciona utilizando o GPS do celular para fazer um relatório completo dos seus exercícios ou viagens, já que pode ser usado no carro, esquiando, andando, correndo...
Ao começar o exercício, basta acionar o “start” que ele começa a marcar:
- Velocidade (km/h e min/km)
- Velocidade média
- Tempo
- Altitude
- Distância
- Passos
- Gráficos de Velocidade x Tempo; Velocidade x Distância; Altitude x Distância;
- Um gráfico que vai “riscando” seu percurso em um fundo branco
Depois de terminar ser exercício, você fica com seu training diary, que contém todas as estatísticas, incluindo velocidade máxima, calorias queimadas, quantidade de passos (calculado com o acelerômetro do celular).
Mas não para aí, você tem sua página personalizada no site do SportsTracker onde você pode enviar todos os seus treinos e ter estatísticas gerais, além de seu roteiro sobre o Google Maps.
Confira uma corridinha no Ibirapuera.

Se você corre sempre no mesmo local, você dá uma volta e marca “lap” enquanto corre. A partir daí o programa sabe que você deu uma volta e marca automaticamente cada uma delas. Você grava quantos percursos você quiser, e tem estatísticas de cada um deles, para medir seu desempenho no Parque do Ibirapuera, ou então na pista do seu clube.
Além de mandar tudo pro site, você pode fazer isso ao vivo. Ou seja, você corre e seu irmão vê ao vivo, no Google Maps, onde você está correndo, sua velocidade, altitude, etc.
O programa ainda está em testes (Beta), mas só percebi um problema. A tela onde o percurso é marcado sobre o fundo branco, enquanto corro, fica com marcas dos nomes das músicas que estou ouvindo durante a corrida.
O outro problema é a falta de precisão do GPS. Eu corro com o celular no bolso, e o GPS, por não ser perfeito, acaba tendo alguns desvios, o que afeta a velocidade máxima e um pouco da distância. Vou comprar uma braçadeira para ver se melhora.
Mesmo assim, uso e recomendo. É um belo programa!

3 comentários:

Raphael Casson disse...

até parece que você correu no ibirapuera.....

Freitas disse...

hahaha
Eu sou corredor!
Essa ainda foi uma curtinha, quando estava fora de forma.. agora é 10k pra cima. (too much..)

Raphael Casson disse...

Truco!