22 de agosto de 2008

O que o Firefox pode aprender com o Safari




Como um usuário de Mac, uso três browser: Firefox, Safari e Opera (e até o IE via Darwine - mas depois eu comento isso), e minha preferência por eles nesta ordem. O FF3 se tornou muito mais leve e rápido do que a versão anterior, ganhando, indubitavelmente, o meu prêmio de melhor navegador para Mac - aliás, acho que pra qualquer plataforma (não-mobile) - isso sem contar os add-ons que o deixam imbatível.
Entretanto, os outros dois browser tem algumas coisas, especialmente o Safari, que o Firefox poderia herdar deles. Ei-las:

• ao invés do alt, usar o command (ctrl no PC) pressionado ao apertar enter na barra de endereços para abrir a nova página em outra tab. Isso é óbvio, pois se eu clico apertando command no link ele deveria usar esta mesma tecla para todas as outras ação relacionadas à "abrir em uma nova aba".

• Utilizar o alt, portanto, para quando você quer fazer o download daquele link. É só apertar alt e clicar, por exemplo no link de uma foto, que o browser já faz o download. Ou senão você tem um link de uma foto que você quer fazer o download: simples, é só colar ela na barra de endereços, segurar o alt e tecle enter. Voilà! Muito mais rápido e eficiente do que apertar o botão da direita para escolher o que quer fazer, pois isto serviria para outros tipos de ações.

• Por que raios eu não posso no Firefox, por exemplo, segurar o command (ou o alt, que seja) num campo de pesquisa e apertar enter para abrir uma nova aba?? Isto é muito útil, acredite em mim!

• No Safari é possível configurar uma pasta de bookmarks para que eu possa clicar nela e já abrir todas as bookmarks da pasta em abas. Sacou? Ao invés de ter que clicar apertando command, é só clicar. Se você quiser abrir apenas uma bookmark, daí tem que clicar com o botão da direita. Você quem decide como quer que a pasta seja configurada.

• A única coisa útil do Opera é o gerenciador de torrents. Existe alguns add-on do FF pra isso?

• Existe uma opção no Safari, que acho fazer parte na verdade do MAC OS 10.5, que é fazer clips de trrechos de páginas da web, por exemplo na tábua das marés de algum site especializado. Assim ele fica automaticamente no Dashboard (que é de onde a Microsoft copiou o Gadgets do Vista), sem precisar sempre que você quiser esta informação, ter que ficar entrando no navegador. Também podem ser feitos clips de campos de pesquisa, como o Google.

E aí Mozilla, já tá preparada pra isso no FF4?

2 comentários:

maneco disse...

assino embaixo, principalmente no quesito dos campos de busca...

Freitas disse...

Tem add-on pra Torrent sim!
Mas continuo usando o bom e velho BitLord.